NotíciasSegurança de Aplicação

Comunidade de Desenvolvedores: Conheça os benefícios em participar

Embora a área de desenvolvimento seja muitas vezes considerada uma carreira solitária, aprender a codificar exige um esforço colaborativo. Sobre isso, participar de uma comunidade de desenvolvedores se mostra um caminho natural para quem busca se tornar um programador melhor.

Neste artigo, abordaremos sobre a importância das comunidades de desenvolvedores, as razões pelas quais é importante participar de uma e como a Segurança de Aplicações (AppSec) também pode vir pela comunidade.

Mas antes, vamos a alguns dados importantes. De acordo com uma pesquisa da Evans Data, desenvolvedores acreditam que “contribuir com uma comunidade” é tão importante quanto “receber uma boa remuneração”. Além disso, ainda segundo a pesquisa, 4 em cada 5 desenvolvedores sentem uma sensação de parentesco ou forte conexão com outros desenvolvedores de comunidades, mesmo quando um deles trabalha para um concorrente. Esses dados fazem bastante sentido quando você entende de fato como devs trabalham. 

Compartilhar código e ajudar outras pessoas a resolver problemas faz parte da essência de um dev. Não é surpresa que a cada ano vem aumentando o número de  espaços para devs se conectarem e colaborarem, seja em plataformas virtuais ou em eventos presenciais. 

O que é uma comunidade de desenvolvedores?

Em resumo,  uma comunidade de desenvolvedores é definida como um grupo de pessoas, sejam elas aspirantes a devs ou que já atuam na área, que se reúnem em torno de um propósito compartilhado. 

Existem comunidades sobre todos os temas da área de desenvolvimento: de linguagens de programação, front end, back end, segurança cibernética, especificações de API, inteligência artificial e muito mais! Vale lembrar que comunidades são as principais responsáveis ​​por manter grandes projetos Open Source como Linux, OpenAPI ou Docker. 

Além disso, comunidades online, incluindo Dev.To, Stack Overflow e plataformas de código aberto do GitHub, tornaram-se um ponto de encontro para desenvolvedores compartilharem e melhorarem os códigos uns com os outros.

Por que devo participar de uma comunidade?

Participar de comunidades é ter a oportunidade de aprender enquanto constrói relacionamentos. 

Aprender por meio da comunidade é muito comum no mundo da tecnologia e só traz bons resultados, principalmente para quem está entrando na área ou fazendo uma transição de carreira. O próprio sentimento de pertencer e querer fazer parte de algo que você está interessado é incentivador!

Se você tiver um problema para resolver ou precisar aprender uma nova linguagem, é provável que obtenha ajuda de outras pessoas em alguma comunidade por aí. Ao se envolver, você descobrirá o crescimento natural de sua rede e oportunidades.

Mas lembre-se, antes de selecionar uma comunidade, você precisa primeiro entender o que está buscando. Descubra e entenda do que se trata a comunidade e se os objetivos dela atendem às suas necessidades. 

Sabendo dessas vantagens, separamos aqui algumas que mais chamam a atenção:

Poder compartilhar conhecimento nas comunidades de desenvolvedores

Por meio da troca de conhecimento, todos podemos aprender uns com os outros e desenvolver nossas habilidades. 

As comunidades são uma ótima maneira de compartilhar dicas, ferramentas, recursos, frameworks, trechos de código, tutoriais ou ter discussões aprofundadas sobre algo relacionado ao processo de desenvolvimento.

Use essas comunidades para aprender com profissionais mais experientes!

Receber apoio, motivação e suporte contínuo

Comunidades fornecem um ambiente onde você pode se conectar com desenvolvedores que estão passando por problemas semelhantes aos seus.

A jornada de um dev pode ser difícil, especialmente quando você está sozinho. Assim, ter uma rede de suporte fará com que você se sinta menos solitário nessa jornada.

Quanto mais você se envolve, mais pessoas você pode se conectar. Esses relacionamentos podem se tornar um suporte constante que o ajudará a resolver seus principais problemas.

Ampliar a sua rede de contatos para networking

Pertencer a uma comunidade também abre oportunidades para se aproximar dos desenvolvedores da sua área. Com isso, novas oportunidades de trabalho podem surgir!

Esses relacionamentos representam uma oportunidade de encontrar mentores para sua carreira, além de conhecer profissionais dispostos a te ajudar em projetos técnicos.

Aliás, é muito comum as empresas se envolverem nas comunidades, sobretudo por meio de Tech Recruiters e profissionais da área de Developer Relations. Isso, por sua vez, pode aumentar suas chances de ser considerado para uma seleção de emprego, visto que sua atuação colaborativa pode chamar a atenção desses profissionais.

Veja também, 4 dicas para quem quer investir em uma carreira em Segurança de Aplicações.

Sair da sua zona de conforto para expandir sua área de conhecimento

Integrar-se a esses espaços também significa conhecer pessoas de diferentes origens e formações. Como resultado, você é frequentemente exposto a tópicos e discussões que podem não estar diretamente relacionados à sua área.

Nesse sentido, você tem a oportunidade de conhecer termos técnicos e conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de software fora de sua especialidade.

A grande vantagem disso é fornecer a você uma melhor compreensão do que está acontecendo em outras áreas de desenvolvimento, e pode aumentar seu interesse nessas discussões à medida que você aprende mais sobre o tema.

Quanto mais você participar de diferentes comunidades, mais você perceberá quão vasta é a área de desenvolvimento de software e quanto você pode aprender!

Aprender AppSec em comunidade é o caminho

A responsabilidade pela segurança da aplicação começa com as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento. E uma comunidade sobre AppSec pode ajudar desenvolvedores nisso!

A DevSecOps Community é um espaço educacional e colaborativo sobre temas acerca da Segurança de Aplicações, integrando diferentes profissionais da área de desenvolvimento, segurança e operações que buscam aprender mais sobre DevSecOps.

Particularmente, quando entrei para a comunidade DevSecOps Community, percebi o impacto que discussões e a troca de conhecimento podem gerar na conscientização sobre desenvolvimento seguro em diferentes profissionais da área.

É uma comunidade que permite que qualquer pessoa compartilhe suas experiências, ideias e dúvidas via postagens e discussões sobre qualquer tópico relacionado ao universo de AppSec. 

Os membros da comunidade têm acesso às discussões e a muito conteúdo importante sobre a implementação de segurança no ciclo de desenvolvimento.

Junte-se à comunidade de desenvolvimento focada em AppSec e você ficará surpreso com o quanto isso o ajudará a criar aplicações mais seguras!

Nova call to action
About author

Articles

Developer Advocate na Conviso, apoiando desenvolvedores e profissionais de segurança na melhoraria da qualidade e segurança de suas aplicações.
Related posts
Notícias

Por que a diversidade é importante para os times de segurança?

À medida que as ameaças cibernéticas aumentam, a segurança se torna mais importante para todos…
Read more
Code FightersNotíciasSegurança de Aplicação

Estudo de caso: Plone CVE-2021-33512 e Modelagem de Ameaças com Conviso Platform

Um projeto interno do time de Consulting da Conviso, chamado ConsultingLabs, foi criado com o…
Read more
ProdutoSegurança de Aplicação

Secure By Design - Construindo aplicações seguras

Secure by Design é sobre construir aplicações seguras desde o início com uma abordagem…
Read more

Deixe um comentário