Segurança de Aplicação

4 dicas para quem quer investir em uma carreira em Segurança de Aplicações

Se você chegou até este artigo, o mais provável é que já tenha lido nosso artigo com 4 motivos para investir em uma carreira em AppSec, que publicamos em parceria com o Mente Binária. Caso contrário, sugerimos que leia também o artigo que publicamos por lá, para um entendimento mais completo acerca dos benefícios de se apostar em uma carreira nesse mercado. Então, caso você tenha ficado curioso sobre a rotina de um time de AppSec e esteja considerando esta carreira, reunimos 4 dicas dos especialistas da Conviso para quem busca uma carreira em Segurança de Aplicações. 

1 – Entenda que AppSec vai muito além dos Pentests

Esta dica veio diretamente do nosso CEO, Wagner Elias. Segurança de aplicações é o nome que se dá ao processo de construir, lançar e manter aplicações seguras – sempre por meio das melhores práticas aplicadas ao desenvolvimento. No entanto, muitas pessoas ainda acham que segurança de aplicações está limitada a pentests, o que é um grande erro! “O profissional de AppSec, além de desenvolver, irá focar em construir aplicações seguras”, afirma.

2 – Tenha conhecimento em linguagens de programação

De acordo com o Daniel Arenas, nosso CTO, entender de linguagens de programação e ser um desenvolvedor são passos importantes para ingressar no mercado de Appsec. Mas caso você ainda não tenha conhecimento em programação, não desanime! Foque em estudar e ler mais sobre este tema. 

3 – Frequente os eventos do OWASP Local Chapter de sua comunidade

A sigla OWASP é a abreviação para “Open Web Application Security Project”. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos e com reconhecimento internacional, que atua com foco na colaboração para o fortalecimento da segurança de softwares em todo o mundo.

Os OWASP Local Chapters, por sua vez, são comunidades para profissionais de segurança de aplicações no mundo todo. Em alguns lugares, há reuniões presenciais, mas com a pandemia, a maior parte dos eventos e treinamentos são online. Além disso, os eventos são gratuitos e abertos a qualquer pessoa. Além de promover networking, ouvir sobre o dia a dia de quem trabalha na área é ótimo.

Confira também: Como iniciar uma carreira em AppSec

4 – Estude inglês!

Muitos materiais de estudo em AppSec estão disponíveis apenas em inglês. Por isso, um profissional de Segurança de Aplicações que invista no aprendizado do idioma certamente poderá se destacar e ter um crescimento bacana na área. 

E aí, se identificou com o mundo da Segurança de Aplicações? A Conviso está com o banco de talentos aberto para profissionais que queiram ingressar neste mercado. Então, seja você experiente em AppSec ou tenha conhecimentos em desenvolvimento de software e um forte interesse em aprender mais sobre AppSec, inscreva-se em nosso banco de talentos.

About author

Articles

Analista de Comunicação com foco em produto na Conviso. Com formação em Jornalismo, tem 09 anos de experiência em produção, edição e estratégia de conteúdo.
Related posts
Segurança de Aplicação

Muito além de legislação e tecnologia, Segurança de Aplicações envolve também mudanças culturais

É verdade que empresas de desenvolvimento de software devem priorizar a segurança e que precisam…
Read more
Segurança de Aplicação

O mercado de segurança de aplicações no Brasil

Quando a Conviso foi fundada, em 2008, desenvolvimento seguro de software era então um tema…
Read more
Segurança de Aplicação

Por que APIs podem ser um alto risco para as empresas

Quando olhamos para o mundo de desenvolvimento e sua evolução nos últimos anos, podemos dizer que…
Read more

Deixe um comentário