ProdutoSegurança de Aplicação

Attack Surface: Monitoramento e Gerenciamento contínuo da superfície de ataque externo da aplicação

Você já se perguntou sobre a importância de realizar um monitoramento e gerenciamento contínuo da superfície de ataque externo da sua aplicação?  Vamos descobrir a quais riscos podemos expor nossas aplicações ao negligenciar esse cuidado e quais são os benefícios dessas práticas, dentro de um programa de AppSec

É isso que vamos abordar neste artigo, que apresenta como o Attack Surface –  produto da Conviso Platform – pode transformar a rotina de desenvolvedores e, aliado aos demais quatro produtos da plataforma, desempenhar um papel fundamental e complementar no ciclo de desenvolvimento seguro.

A importância do monitoramento contínuo

Quando um ativo é exposto na web, precisamos garantir que temos o controle e a visibilidade sobre possíveis ameaças ou vulnerabilidades. O acompanhamento e validação de findings vindo de análises realizadas, seja por meio de testes dinâmicos (Dynamic application security testing – DAST),  testes interativos (Interactive Application Security Testing – IAST) ou Scans de Rede precisa ser acompanhado e mantido de forma centralizada e organizada pelos times envolvidos no processo.

Um problema muito comum no mercado é a ineficiência das ferramentas tradicionais de segurança, que muitas vezes não conseguem identificar ativos compartilhados. Não são resilientes a pequenas mudanças no ambiente, não conseguem rastrear ativos fora do local, nem mesmo garantir que os dados críticos sejam mantidos privados e seguros, podendo deixar suas aplicações completamente expostas, correndo grande risco de vazamento de dados, e colocando seus ativos à mercê de agentes mal-intencionados. Tudo isso resulta em retrabalho e alto custo por não priorizar a segurança de forma contínua durante o processo de desenvolvimento. 

Gerenciamento de Superfície de Ataque Externo de Aplicações (EASM)

A crescente complexidade e expansão dos ambientes está levando muitas pessoas a procurarem por  soluções que ajudem as equipes de desenvolvimento a entenderem e gerenciarem toda a superfície de ataque das suas aplicações.

O Gerenciamento de Superfície de Ataque Externo de Aplicações ( External Attack Surface Management- EASM) representa a prática da busca contínua de vulnerabilidades e anomalias em sistemas, como: infraestrutura, serviços de terceiros e aplicações que são frequentemente expostas a agentes remotos de ameaças. O mapeamento da superfície de ataque de suas aplicações permitirá que você descubra e avalie continuamente os riscos , priorize e os corrija.

Obtendo controle e visibilidade

A busca por um processo bem desenvolvido deve ser o objetivo de todo profissional que tenha como objetivo melhorar a segurança de suas aplicações. Pensando nisso, a Conviso Platform conta com o Attack Surface para monitorar e testar suas aplicações contra ataques externos. O gerenciamento de superfície de ataque do Attack Surface pode revelar vulnerabilidades em sistemas que a organização ainda desconhece.

O produto coloca você, desenvolvedor, como protagonista em AppSec, compartilhando papéis com os times de segurança e sob orientação de especialistas na área, para realizar o monitoramento contínuo das aplicações, seja por meio de testes dinâmicos (Dynamic application security testing – DAST), Scans de Rede e controle abrangente dos ativos. 

Realizando integrações e orquestração de diversos scans fornecidos pela Conviso Platform, o Attack Surface possibilita uma visão unificada de todas as vulnerabilidades das aplicações, garantindo uma melhora no gerenciamento por meio de dados e insights de segurança importantes, além de recursos essenciais para a implementação de um programa completo em AppSec. 

O Attack Surface é um produto de fácil usabilidade, promovendo uma ótima experiência para você e para todos os times envolvidos no projeto. Através dele é possível programar a execução de seus testes para o momento oportuno de cada projeto, definir a profundidade de teste desejada e fazer modificações à medida que os requisitos de negócios mudem e as ameaças evoluam. Além disso, ao longo de todo o processo, é possível ter acesso a uma visão unificada acerca do status de todas as vulnerabilidades das suas aplicações.

Nova call to action
About author

Articles

Analista de marketing na Conviso, atua com criação e planejamento estratégico de conteúdo. Formada em artes cênicas e apaixonada pela criatividade.
Related posts
Code FightersNotíciasSegurança de Aplicação

Estudo de caso: Plone CVE-2021-33512 e Modelagem de Ameaças com Conviso Platform

Um projeto interno do time de Consulting da Conviso, chamado ConsultingLabs, foi criado com o…
Read more
ProdutoSegurança de Aplicação

Secure By Design - Construindo aplicações seguras

Secure by Design é sobre construir aplicações seguras desde o início com uma abordagem…
Read more
ProdutoSegurança de Aplicação

Capacitação em AppSec através do People & Culture

Sabemos que precisamos desenvolver aplicações com segurança para evitar as inúmeras ameaças do…
Read more

Deixe um comentário