Sem categoria

Os 3 primeiros passos para incluir AppSec em sua empresa

Para iniciar, precisamos entender o que é segurança de aplicações. Ao contrário do que muitos pensam, AppSec está relacionado a todo processo de desenvolvimento, isto é, na fase de construção, lançamento e enquanto a aplicação já está rodando, não apenas se preocupando com  a segurança na fase final de um projeto. Mesmo com o desenvolvimento de novas tecnologias em segurança, inúmeros casos de violação de dados foram registrados nos últimos anos. Os ataques continuam, trazendo problemas sérios para uma organização.

Você também pode ouvir a versão em áudio desse blogpost:

Vazamento de dados, ataques cibernéticos e falhas em segurança sempre serão um problema, pois não existem aplicações 100% seguras. O que podemos fazer para evitar ataques e prevenir as falhas de uma aplicação é adotar algumas práticas de segurança que tornarão a nossa aplicação mais segura. 

Quando falamos das melhores práticas de desenvolvimento seguro, estamos falando em aplicar segurança em todo o ciclo de desenvolvimento. Assim como ter um software de qualidade não é só responsabilidade de uma área, ter um software seguro é responsabilidade de todos os envolvidos no processo. 

Então, quais são os primeiros passos para incluir AppSec na sua empresa?

1. Entenda que AppSec é cultura

Muito se fala sobre AppSec, mas poucos entendem que para incluir práticas de segurança de aplicações em uma empresa, precisamos entender que isso é uma cultura e que precisa ser cultivada todos os dias. A mudança cultural será um dos maiores desafios que você irá enfrentar nesta implementação, e além disso, será um desafio diário, pois cultura se constrói com o tempo. 

Por vezes, acreditamos que os desenvolvedores já adquiriram conhecimento suficiente, e que nada mais pode ser aprendido, ou até mesmo mudado. Eles entendem que a segurança não faz parte do processo de construção de código, mas que essa é uma responsabilidade do próprio time de segurança, e é neste erro que caímos diariamente, colocando nossas aplicações em risco. 

Quando falamos de desenvolvimento seguro, precisamos unir os dois times e mostrar que a segurança dentro do ciclo de desenvolvimento é responsabilidade de todos. Pensar em segurança desde o início de um desenvolvimento é a melhor solução para que possamos chegar em um patamar de software mais seguros.

Hoje em dia, existem modelos e metodologias de desenvolvimento focado em construir aplicações seguras. Priorize isso dentro do seu time. 

Conheça mais sobre modelos e metodologias:

2. Conheça os requisitos de segurança

A construção de uma aplicação segura, passa inevitavelmente por um processo bem definido. A construção desse processo pode ser definida pelo uso correto de requisitos importantes para a segurança de software. Uma lista de verificação que pode colaborar para os requisitos de segurança é o ASVS (OWASP Application Security Verification Standard), –  Padrão de Verificação de Segurança de Aplicações, que nada mais é que um conjunto de requisitos para garantir a segurança das aplicações. 

Eles atuam ajudando a desenvolver, manter e testar a segurança dessas aplicações. Esses requisitos podem ser categorizados em três níveis de sensibilidade: quanto mais sensíveis os dados que uma aplicação processa, mais requerimentos são necessários para manter essa aplicação segura. 

Entenda que construir aplicações seguras vai muito além de se preocupar em criar códigos mais seguros, precisamos definir um processo. 

3. Invista em treinamentos de AppSec

Hoje em dia, notamos que poucas empresas valorizam os treinamentos e entendem a importância deles, tanto para um projeto específico quanto para a maturidade do time.

Não podemos nos esquecer que  treinamentos vão muito além de estar em conformidade com as normas vigentes, investir em capacitação e treinamentos de AppSec pode auxiliar o seu time a atingir maturidade no seu processo de desenvolvimento seguro.  Como falamos acima, AppSec é cultura e precisamos disseminar isso dentro dos times (saiba também, como formar seu time de Security Champions) por meio de treinamentos também. 

Recentemente disponibilizamos um treinamento gratuito de conscientização em segurança de aplicações. O treinamento é composto por 15 vídeos, onde conceitos básicos sobre segurança de aplicações são destrinchados pelos especialistas da empresa. Ao longo dos vídeos, temas como Modelagem de Ameaças, Owasp Top 10 e Testes de Segurança de Aplicações são adequados em uma linguagem didática e acessível. Acesse!

Priorize a capacitação e maturidade do seu time!

Agora, é só começar!

Agora que você entendeu a importância do AppSec em sua empresa e os primeiros passos para construir essa cultura dentro dos seus times, é hora de colocar a mão na massa e priorizar as práticas de seguranças!

Além do nosso blog, temos um canal no youtube em que você pode acessar e consumir mais conteúdos sobre AppSec.

Nova call to action

About author

Articles

Analista de marketing na Conviso, atua com criação e planejamento estratégico de conteúdo. Formada em artes cênicas e apaixonada pela criatividade.
Related posts
Sem categoria

Modelagem de Ameaças - o que é e por que desenvolvedores devem ficar atentos a isso

Dentro do processo de construção de um software, entender sua funcionalidade e identificar…
Read more
Code FightersSem categoria

Code Comprehension: O que é?

Engenharia de Software Antes de discutir Code Comprehension, é importante falar um pouco sobre…
Read more
Sem categoria

Software Bill Of Materials (SBOM) - o que é e como funciona

Neste artigo, vamos abordar um exemplo que pode explicar o que vem a ser o  Software Bill of…
Read more

Deixe um comentário