Desde que Edward Snowden, ex-técnico da CIA nos Estados Unidos, revelou ao mundo em 2013 de que forma o governo americano espiona conversas de cidadãos, utilizando inclusive os servidores do Google e do Facebook, assuntos sobre segurança digital se tornaram populares. Mas você entende como funciona a criptografia de dados sigilosos?
Não faz muito tempo que o aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp disponibilizou a criptografia de ponta a ponta. Segundo a empresa, esse tipo de criptografia não permite nem mesmo que o próprio Whatsapp conheça o conteúdo de suas mensagens, assim somente quem envia e quem recebe determinadas informações tem o acesso a elas.
Mas antes de abordar o porquê de realizar criptografia de dados, vamos entender melhor como ela funciona.
Como funciona a criptografia de dados
Técnicas de criptografia existem desde a antiguidade, quando as mensagens viajavam longas distâncias e não poderiam cair em mãos erradas.
Com um sistema de criptografia específico, quem enviava um comunicado era capaz de “embaralhar” as palavras, a fim de que somente quem conhecia o segredo, nesse caso o receptor da mensagem, pudesse “desembaralhar” essas palavras e ter acesso ao seu conteúdo.
Na era digital, a criptografia de dados funciona de forma similar. São utilizados protocolos de segurança e chaves, capazes de criptografar uma mensagem no momento do envio, e descriptografá-la quando chega ao destinatário correto. Evitando-se assim, que ela seja interceptada e lida no meio do caminho.
Existem dois tipos de chaves para criptografia. As chaves simétricas utilizam a mesma chave privada nas duas pontas de transmissão, já as chaves assimétricas utilizam uma chave pública e uma privada, sendo que uma codifica a informação e a outra fica responsável por decodificá-la. As chaves podem ainda ser de 64 bits, 128 bits ou maiores. Na prática, quanto maiores as chaves, mais seguras elas são.
Alguns motivos para você usar a criptografia de dados em sua empresa
Seja para garantir a segurança de um e-commerce ou mesmo manter os servidores com dados sensíveis protegidos, a criptografia é fundamental.
- Qualquer roubo a dados confidenciais de clientes, que tenham sido inseridos em um formulário na sua loja virtual, poderá acabar com a reputação do seu negócio. Esse fato torna claro que a criptografia não é mera opção, mas uma necessidade.
- O mesmo serve para dados sigilosos gravados em um computador ou smartphone; um sistema de criptografia deverá proteger arquivos sigilosos com senha, evitando assim que possam ser acessados por pessoas não autorizadas.
- Além disso, a criptografia também serve para garantir a autenticidade e a integridade das informações, assegurando que a mensagem partiu do destinatário correto e não foi alterada no caminho.
A criptografia também deve ser utilizada a fim de proteger arquivos em nuvem ou dados em trânsito durante a navegação na internet. Quando se utiliza o wi-fi de um shopping, por exemplo, alguém poderá estar monitorando todas as suas ações na rede. Uma dica nesse caso, é fazer uso da navegação criptografada.
Atualmente, toda empresa deve estar protegida contra ataques maliciosos, atestando o sigilo de dados confidenciais, tanto da empresa, como dos clientes e funcionários. Nesse sentido a criptografia de dados torna-se uma aliada importante à segurança das informações.
Quer se aprofundar no assunto de segurança para deixar sua empresa ainda mais protegida? Leia nosso artigo sobre falhas comuns de segurança em TI!