Segurança de Aplicação

O mercado de segurança de aplicações no Brasil

Quando a Conviso foi fundada, em 2008, desenvolvimento seguro de software era então um tema pouquíssimo abordado. Afinal, nesta época, quando se pensava em desenvolvimento de software, o foco ainda ficava na infraestrutura de TI. Contamos um pouco mais sobre isso em nosso texto que conta a história do AppSecFlow.

Era o início do que hoje conhecemos como a “computação em nuvem”, em que os grandes provedores de cloud começaram a oferecer amplamente o modelo de infraestrutura sob demanda, fazendo com que a aquisição de uma série de produtos computacionais físicos se tornasse exagerada e obsoleta. Este processo foi encabeçado pelos grandes provedores de cloud: AWS, Google, IBM, Microsoft.

E foi em meio a este cenário que os gestores de negócios passaram a se preocupar mais com o desenvolvimento de aplicações. Era o processo de  Transformação Digital acontecendo de forma mais acelerada do que se tinha visto até então.

Novo cenário

Neste novo cenário, a segurança digital precisou mudar também. Afinal, com o amadurecimento dos controles de segurança em cloud, o cybercrime começou a se focar mais nas aplicações web e mobile, que passaram a representar uma superfície de ataque muito maior e ainda muito vulnerável.

Surgia então uma era com novas técnicas de ataque, com resultados ainda mais desastrosos. O mercado passou a presenciar casos de vazamentos de centenas de milhões de registros – estes, expostos por falhas em software. E foi aí que começou a cair a ficha dos grandes players de que o AppSec deveria se tornar uma disciplina presente na agenda das empresas.

É por isso que sempre destacamos que a história da Conviso se confunde com a história da Segurança de Aplicações no Brasil. Afinal, nós não apenas presenciamos, mas participamos ativamente das pesquisas e desenvolvimento desta área que – embora tão importante – ainda é tão negligenciada no Brasil.

AppSec no Brasil: “Era tudo mato”

Em um podcast sobre a história de AppSec no Brasil, nosso CEO Wagner Elias contou como era o mercado de AppSec quando a Conviso começou: “Era tudo mato”, ele brincou. Afinal, os profissionais ainda não estavam focados em entender como era o desenvolvimento de software e como levar a segurança para esses times. 

“Consumimos muita coisa de fora, até por uma questão cultural, essa concepção de que o que vem de fora é melhor do que aqui. Além disso, a cultura de AppSec no Brasil ainda é um tanto falha. A dificuldade com o inglês faz com que tenhamos menos profissionais capacitados do que lá fora”, comenta. 

Onde está a AppSec no dia a dia?

Embora o termo “segurança de aplicações” possa parecer novo para pessoas que não trabalham diretamente com tecnologia, a verdade é que as aplicações atualmente exercem um papel integral. Tanto os usuários comuns como empresas e setores variados do governo necessitam delas para trabalho, negócios, estudos, entretenimento, vendas e etc. 

Se você já fez compras online, faz movimentações financeiras em seu computador, realiza cursos em plataformas pela internet, o mais provável é que você dependa da segurança de aplicações sem sequer desconfiar. 

Mas afinal, como está mercado brasileiro de AppSec atualmente?

Em 2020, a Conviso realizou uma pesquisa com empresas do Brasil inteiro para entender como se encontra atualmente o mercado de AppSec. Foram entrevistados profissionais dos seguintes setores: 

  • Bancos/Financeiras
  • Governo
  • Tecnologia
  • Educação
  • Telecomunicações/Internet
  • Saúde/Farmacêutica
  • Manufatura
  • E-Commerce

Os entrevistados eram, em sua maioria, profissionais ligados ao setor de segurança de informação das empresas, como Gestores de Segurança(CSO/CISO), Gestores de Desenvolvimento, Diretores de Tecnologia(C-Level), Desenvolvedores, Arquitetos/Engenheiros de Software e  Analistas de Segurança. 

Dos entrevistados, 51,6% afirmaram que há, na empresa, uma área específica de Segurança de Aplicações. Além disso, 50% relataram que as empresas têm um orçamento específico para Segurança de Aplicações.

Sobre DevOps ser uma cultura implementada em suas equipes, 59% relataram que sim, mas apenas 48,5% afirmaram que têm mapeado o nível de risco das aplicações para a organização.

Ainda, dos entrevistados, apenas 12,5% entende que seus times de desenvolvimento possuem conhecimento satisfatório de segurança de aplicação.

54,8% realiza gestão de vulnerabilidades por meio de ferramentas específicas para isso.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Brasil é o mais afetado em por ataques em aplicações web

Em 2020, publicamos um texto em nosso blog com dados disponibilizados pela Statista que mostravam que nosso país foi o mais afetado por ataques em aplicações web em 2019. E isso reflete uma questão cultural muito forte – a de pensar em AppSec de forma reativa, e não preventiva.

Esse problema se tornou ainda mais evidente ao longo de 2020 quando, em meio à pandemia, soubemos de uma série de notícias sobre vulnerabilidades que expuseram dados importantes nos sistemas de instituições governamentais brasileiras. 

Por isso, sempre ressaltamos que não há milagres: o caminho para garantir a segurança de aplicações passa primeiramente por uma mudança cultural. É necessário enxergar a segurança de aplicações além da tecnologia e incluir a segurança na rotina diária de uma empresa. 

E não são apenas líderes e gestores de grandes empresas que precisam investir mais em segurança de aplicações – uma mudança significativa neste cenário requer também uma mudança cultural entre os próprios profissionais de TI.

Um exemplo: além da linguagem de programação, o programador precisa aprender também sobre segurança para já aprender a construir aplicações seguras. E falar isso para um setor que já trabalha em equipes com prazos já apertados, com déficit de mão de obra é um grande desafio.

A maior dificuldade atualmente é mudar a cultura das empresas para construção de aplicações seguras ao invés de investir apenas em testes de segurança. E esta transformação deve partir dos times de desenvolvimento de software.

About author

Articles

Analista de Comunicação na Conviso. Com formação em Jornalismo, tem 10 anos de experiência em produção, edição e estratégia de conteúdo.
Related posts
Segurança de Aplicação

Desenvolvimento Seguro para Dispositivos de IoT: Garantindo a Resiliência na Era da Conectividade

Não é mais incomum olharmos para vários lugares e acharmos dispositivos IoT, estão em nossas…
Read more
Segurança de Aplicação

O Impacto da Inteligência Artificial no Desenvolvimento Seguro de Software

Não é segredo para ninguém, a Inteligência Artificial (IA) tem impactado significativamente…
Read more
Segurança de Aplicação

Secure By Design em ASPM - Como as ferramentas se integram ao processo

Neste artigo vamos trabalhar um pouco com os conceitos de Secure by Design em ASPM e como as…
Read more

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Conviso AppSec

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading