Segurança de AplicaçãoTech

Agilidade e AppSec: construindo um programa sem fricção

Neste artigo, abordaremos a relação entre agilidade e AppSec. Vamos começar destacando que a criação de um programa de segurança de aplicações é essencial para toda organização que tenha software como produto, ou mesmo que tenha o software como suporte para seu negócio. Historicamente a implementação de medidas de segurança causam tensão entre os times de segurança e desenvolvimento, que podem ter prioridades agendas diferentes. Esse conflito pode impactar no desenvolvimento e esconder impedimentos das medidas de segurança.

Você também pode ouvir esse conteúdo:

Afinal, adotar uma metodologia ágil em AppSec é crucial para construir um programa robusto. Essa abordagem prioriza a entrega de software de alta qualidade de maneira rápida e eficiente, ao mesmo tempo em que valoriza a colaboração e a flexibilidade. A integração da segurança no processo ágil garante que as medidas de segurança sejam integradas ao ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) sem prejudicar o progresso do desenvolvimento.

Para nos ajudar a passar melhor por essas fases e processos, aqui estão algumas etapas importantes para criar um programa de segurança de aplicações bem-sucedido sem muito atrito com equipes ágeis:

Colabore com as equipes de desenvolvimento

Ter equipes de desenvolvimento no processo é crucial para criar um programa de segurança de aplicações bem-sucedido. Essa abordagem garante que as medidas de segurança sejam totalmente integradas ao ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) e que as equipes de desenvolvimento entendam sua importância. Com reuniões regulares e feedback consistente das equipes de desenvolvimento, possíveis problemas podem ser detectados e resolvidos, levando a medidas de segurança eficazes.

Adote o DevSecOps

A filosofia do DevSecOps tenta implementar a segurança no ciclo de vida do desenvolvimento do software, trabalhando de perto com as equipes de desenvolvimento. Depois de implementar o DevSecOps no SDLC, as empresas têm mais medidas de segurança no processo de desenvolvimento de software e acompanham a velocidade de desenvolvimento. Esse método reduz o atrito entre as equipes de segurança e desenvolvimento, pois o pessoal de segurança pode orientar e avaliar o progresso durante todo o processo de desenvolvimento.

Automatize os testes de segurança

A integração de testes de segurança automatizados pode ajudar a preencher a lacuna entre as equipes de segurança e desenvolvimento. A automação desses testes ajuda o processo e garante que os requisitos de segurança sejam incorporados ao SDLC sem obstruir o progresso. A detecção precoce de vulnerabilidades de segurança por meio da automação também pode resultar em economia de custos e tempo no futuro.

Mas aqui é fundamental mencionar que a automação não é a única solução para um programa de segurança de aplicações. A automação pode ajudar a escalar o teste, mas nunca pode substituir o processo de revisão manual no código crítico.

Priorize a educação de segurança

A educação é um dos aspectos essenciais da construção de um programa de segurança de aplicações eficaz. Tornar a segurança uma prioridade no treinamento e na educação pode ajudar as equipes de desenvolvimento a entender a importância da segurança e aplicar as medidas necessárias com eficiência. Workshops regulares e sessões de treinamento informarão as equipes de desenvolvimento sobre as práticas e tecnologias de segurança atuais.

Meça o sucesso

Em um programa de segurança de aplicações, medir a eficácia é crucial.

Para fazer isso, as organizações devem identificar e ficar de olho nas principais métricas, como o número de falhas de segurança encontradas, o tempo necessário para resolvê-las e o custo envolvido em corrigi-las.

O monitoramento regular dessas métricas pode ajudar as organizações na identificação de áreas que precisam de melhorias, e pode ajudar a confirmar que o programa de segurança está entregando os resultados pretendidos.

Agilidade e AppSec: o papel do Security Champion

Antes de concluir este artigo, precisamos mencionar a presença e a importância do Security Champion para o sucesso do programa de segurança de aplicações. Este ator é uma das partes mais importantes do processo. O Security Champion garantirá que a ponte entre as equipes de desenvolvimento e segurança continue aberta e entregando as melhores soluções para a empresa.

Agora sim podemos terminar este artigo.

É essencial para qualquer empresa dependente de software implementar um programa de segurança de aplicações bem-sucedido sem qualquer atrito com suas equipes ágeis.

Leia também: Quebrando a segurança com a agilidade – como evitar!

Ao aplicar uma metodologia ágil e seguir as principais etapas mencionadas acima, essas organizações podem garantir que as medidas de segurança sejam incorporadas ao ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC), permitindo que suas equipes de desenvolvimento produzam software de alta qualidade com eficiência e rapidez.

Nova call to action

About author

Articles

Mais de 15 anos de experiência em segurança da informação e aplicações, graduado em processamento de dados, trabalhei como professor universitário e participei ativamente como instrutor de treinamento para mais de 6000 desenvolvedores em equipes de TI. Sou pai de duas meninas e trader nas horas vagas.
Related posts
Segurança de Aplicação

Secure by Design em ASPM - Entenda como as ferramentas se integram nesse processo

Em um momento onde continuamos a ver problemas de vazamentos de dados e vulnerabilidades em…
Read more
Segurança de Aplicação

Nova CVE-2023-4314 identificada em plugin do WordPress

Neste artigo, vamos analisar um estudo de caso de uma CVE encontrada em um plugin do WordPress…
Read more
Segurança de Aplicação

Mitigação de Vulnerabilidades: Elevando a Segurança no Desenvolvimento de Software

No cenário digital em constante evolução, a importância da segurança de software não pode ser…
Read more

Deixe um comentário