Segurança de Aplicação

4 medidas para evitar que o seu site seja Hackeado

O risco é constante: todo mundo que tem um site pode ser hackeado a qualquer momento, a qualquer dia. Os perigos no mundo virtual não param de surgir, e quanto mais a internet cresce, mais problemas de segurança encontramos.

Nessa história, os vilões são os hackers, pessoas altamente habilidosas quando o assunto é conhecimento em computação.

Há dois tipos de hacker: o primeiro é aquele que invade sites apenas por diversão, para exibir suas habilidades. O segundo grupo, e mais perigoso, é o que busca de alguma forma ganhar dinheiro com a invasão. Se você foi atacado por este grupo, sua dor de cabeça será bem maior.

Continue acompanhando o post e saiba como evitar que o seu site seja hackeado e o que fazer caso a invasão ocorra!

O que acontece com um site invadido?

Na melhor das hipóteses, o hacker entrou no seu site apenas para se divertir. Trocou as fotos ou as cores. O único objetivo, nesse caso, era se exibir e incomodar você.

Porém, muitas invasões causam danos graves ao proprietário do site. Um exemplo é o roubo de senhas e dados dos usuários. Se você é dono de uma loja virtual ou tem um blog simples com cadastro de newsletter, o hacker pode invadir seu sistema para roubar nomes e e-mails dos usuários.

O pior de tudo é que ter um site invadido pode pegar mal e arranhar a imagem de uma empresa. O Google, por exemplo, pode identificar a invasão e cortar a sua URL do mecanismo de busca. Isso tira a visibilidade de seu site e a audiência tende a cair rapidamente.

Além disso, o próprio usuário fica com um pé atrás. Para que entrar em um site que já foi invadido? Se a sua página virou alvo dos hackers, os usuários tendem a se proteger e não mais acessá-las.

Não perca tempo. Quando você perceber que seu site foi invadido, siga os prosseguimentos a seguir e retome o controle da situação.

Como diminuir os danos da invasão?

Destacaremos aqui as principais ações que você deverá colocar em prática para reduzir o impacto da invasão.

1. Identifique e isole as máquinas atacadas

Esse é o primeiro passo que deve ser tomado ao se ter um site invadido. Saiba qual máquina sofreu o ataque e isole-a das demais. Na prática, você deverá retirar as conexões com outras máquinas e com os usuários finais. Isso previne que espalhe malware pela rede ou que continue sofrendo novos ataques.

Para isso, você pode utilizar um firewall que limita o tráfego, aumentando as barreiras de proteção, ou pedindo auxílio para o servidor no qual o site ou sistema esteja hospedado.

2. Faça um diagnóstico da extensão do dano

Prepare-se para as más notícias e não fuja delas. Logo após finalizar o passo 1 (isolar a máquina) faça um levantamento do estrago. Busque saber o que o hacker fez: roubou dados dos cadastrados, mudou o visual do site, instalou algum código malicioso?

Com o diagnóstico pronto, é hora de arrumar o problema. Uma das estratégias mais comuns é limpar o servidor e “reinstalar” o site. Mas fique atento: não se esqueça de usar um backup feito anteriormente ao ataque. Caso contrário, os problemas continuarão a acontecer.

3. Seja transparente com seus usuários

Se o estrago foi grande, seja honesto e transparente com sua audiência. Ela tem o direito de saber o que aconteceu, se algum dado foi roubado e quais serão as consequências da invasão. É melhor seus usuários ficarem sabendo do problema por você do que por outras fontes.

4. Evite que o seu site seja hackeado novamente

Por último, não caia no mesmo erro. Evite novos ataques protegendo melhor o seu site. Uma dica é buscar um servidor mais preparado e robusto contra hackers.

É recomendado também escanear/fazer testes periodicamente para saber se não há nenhuma falha de segurança. Se você tiver um site em WordPress, mantenha-o atualizado, outra sugestão é instalar plugins de segurança. Há vários no mercado e de boa qualidade, tanto gratuitos quanto pagos (versão premium).

Gostou das dicas para evitar que o seu site seja hackeado? Deixe um comentário neste post contando se você já passou pela experiência ou o que faz para se proteger.

About author

Articles

Uma equipe de profissionais, altamente conectados com as notícias, técnicas e informações sobre a segurança de aplicações.
Related posts
Segurança de Aplicação

Secure by Design em ASPM - Entenda como as ferramentas se integram nesse processo

Em um momento onde continuamos a ver problemas de vazamentos de dados e vulnerabilidades em…
Read more
Segurança de Aplicação

Nova CVE-2023-4314 identificada em plugin do WordPress

Neste artigo, vamos analisar um estudo de caso de uma CVE encontrada em um plugin do WordPress…
Read more
Segurança de Aplicação

Mitigação de Vulnerabilidades: Elevando a Segurança no Desenvolvimento de Software

No cenário digital em constante evolução, a importância da segurança de software não pode ser…
Read more

Deixe um comentário