Segurança de Aplicação

Segurança de aplicações: investimento ou custo?

Um dos mais antigos e ainda frequentes debates acerca da Tecnologia da Informação já perdura por anos e vem transcendendo as fases evolutivas do próprio mercado: investir em segurança de aplicações é uma boa empreitada para o negócio, ou somente mais uma despesa?

O mercado da TI vem apresentando evolução constante na sua vertente da Segurança da Informação. Junto às novas técnicas, tendências e riscos que surgem no mercado, reforça-se o que pode ser considerado um dos maiores desafios de engenheiros de segurança se software: a segurança de aplicações e sistemas.

Confira neste artigo porque investir em segurança da informação é imprescindível para manter a sua empresa competitiva no mercado.

Como lidar com o alto custo da vulnerabilidade?

Bom, ainda não estamos falando de custos tradicionais, isto é, os salários dos seus engenheiros de segurança e os recursos computacionais que eles utilizarão para corrigir as vulnerabilidades da sua aplicação. O custo que abordaremos neste tópico é o mais alto de todos: a credibilidade da sua empresa.

O principal recurso gerador de receita de uma empresa é a informação, que uma vez comprometida ou perdida depois de um hacking bem-sucedido, perde grande parte de seu valor. Nessa situação, sua empresa será multiplamente prejudicada, politica e financeiramente.

Processos judiciais por vazamento de informação sensível, perda de clientes por falta de confiança nos serviços, perda de credibilidade no mercado, baixa nas vendas e perda de novos negócios em virtude da falta/exposição de informação valiosa são alguns dos preços cobrados pela ideia de que TI é somente despesa.

E o que essas complicações têm em comum? Todas elas reduzem consideravelmente o lucro da sua empresa, de diversas maneiras.

Como sobreviver em um cenário cada vez mais exposto a riscos?

O mercado da Segurança da Informação dispõe de diversos exemplos de como um ataque hacker bem-sucedido é capaz de prejudicar uma organização.

O Yahoo, por exemplo, sofreu um crime cibernético recentemente, que expôs dados de aproximadamente 500 milhões de contas. Dentre esses, estão nomes e senhas de usuários, números de telefones e mensagens.

A gigante de buscas está financeiramente mal, com sua credibilidade comprometida e com sua venda em negociação com a Verizon. O ocorrido, aliado a outros ataques ocorridos em anos anteriores, ocasionou a diminuição da oferta de compra: agora, a Verizon quer pagar R$ 1 bilhão a menos pelo Yahoo.

Entrando agora na esfera do e-commerce: tente mensurar o quanto uma gigante de vendas como a Amazon ou o Mercado Livre seriam prejudicados caso um ciberataque deixasse seus e-commerces fora do ar por uma hora.

Segundo um levantamento realizado pela Google em 2015, em datas especiais — como a Black Friday — um período offline de 1 hora faz um e-commerce perder cerca de 300 mil acessos, o que, em termos monetários, resulta em R$ 1,5 milhão de reais não vendidos.

Como se adaptar e aprender com o mercado?

A segurança de aplicações deve ser uma das principais preocupações dos engenheiros de software neste próximo ano, para o qual está previsto um crescimento de aproximadamente 57% nas atividades criminosas cibernéticas.

É necessário utilizar tecnologias e metodologias eficazes no desenvolvimento de aplicações para assegurar a integridade dos dados e manter-se no páreo em um cenário cada vez mais complexo e exposto a riscos.

A sua organização está preparada para as mudanças de mercado e os riscos que vêm pela frente? Que tal ficar a par do melhor conteúdo sobre segurança de aplicações? Acompanhe-nos nas redes sociais — Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn — e fique por dentro de tudo!

About author

Articles

Uma equipe de profissionais, altamente conectados com as notícias, técnicas e informações sobre a segurança de aplicações.
Related posts
Segurança de Aplicação

Como Desenvolver Aplicações Com Segurança? Um guia inicial

Por que desenvolver com segurança? Seria muito bom se não precisássemos ter antivírus, que…
Read more
Code FightersMobileSegurança de Aplicação

Pré-testes Android: Conceitos básicos e uma introdução ao tema

Fazer um bom laboratório para testes de segurança em aplicações android pode ser uma tarefa…
Read more
NotíciasSegurança de Aplicação

Treinamento online e gratuito sobre Segurança de Aplicações: Conheça o AppSec Starter

A Conviso disponibilizou em seu canal de YouTube o treinamento AppSec Starter – um treinamento…
Read more

Deixe um comentário