O uso de DevOps vem crescendo e dominando o mercado de TI. Cada vez mais empresas usam este conceito para agilizar o desenvolvimento de produtos. Mas o que muitas ainda não sabem é como a união de práticas de DevOps e de processos automatizados de segurança da informação podem contribuir, e muito, para aumentar a segurança das aplicações corporativas. Confira!
O que é DevSecOps?
É o conceito de integrar DevOps e automação de processos de segurança da informação para oferecer software seguro sem comprometer a velocidade de entrega e a qualidade da colaboração que os modelos ágeis impõe às equipes de desenvolvimento. Esta proposta implica automatizar o pipeline de produção, transformando-o em um ciclo fechado de teste contínuo, monitoramento e resolução de problemas.
Por que utilizar DevSecOps?
A prática permite que os profissionais de TI consigam, com a correta automação e aplicação de ferramentas, projetar o desenvolvimento seguro de aplicações enquanto o produto ainda está na fase de pré-produção e aumentar a segurança do código a partir de análises automatizadas antes de ele entrar em produção.
A automação dos processos e testes de segurança permitem que a equipe de TI consiga focar mais na evolução do projeto e outras tarefas, aumentando consideravelmente a produtividade e capacidade de entrega, inclusive em times mais enxutos.
Conforme mais e mais testes e processos são automatizados, mais cedo se identificam as falhas, reduzindo incidência de vulnerabilidades. Os testes são mais eficientes e todo o processo se torna mais consistente e previsível, o que facilita a identificação dos problemas.
Brechas de segurança podem surgir a qualquer momento e exigem uma resposta rápida e eficiente da equipe de TI na resolução do problema. Se os profissionais puderem contar com processos automatizados, a solução da vulnerabilidade pode ser implementada muito mais rapidamente e com maior precisão.
O modelo de entrega contínua do DevOps acelera o lead time, para que a equipe possa desenvolver, testar e implantar as atualizações o quanto antes.
Quais são as melhores práticas de DevSecOps?
Conheça algumas boas práticas já muito testadas e utilizadas que podem servir como ponto de partida para quem deseja oferecer mais segurança para os projetos DevOps:
- Incorporar ferramentas de análise de código ao processo de desenvolvimento, de modo a aplicar as correções antes da implantação;
- Realizar revisões do código ainda na fase de pré-produção e por meio da automação realizar análises dinâmicas e impedir que esses códigos atinjam a fase de produção se eles se mostrarem frágeis;
- Testar continuamente o ambiente de produção de forma automatizada em busca de fragilidades que podem ser exploradas por pessoas mal intencionadas;
- Atualizar de maneira autônoma as ferramentas de segurança utilizadas, de modo a garantir que a cobertura dos testes seja a mais ampla possível.
Ao implementar essas práticas, o profissional de TI estará alinhado com os modernos métodos de desenvolvimento seguro de software por meio da união entre as práticas de DevOps e automação de processos.
Saiba mais sobre como aumentar a segurança e qualidade da entrega nos serviços de TI. Assine a nossa newsletter!