Segurança de Aplicação

Por que usar LaTeX para escrita de artigos na Conviso?

Recentemente decidimos adotar o LaTeX como tecnologia para escrita de artigos na Conviso. Quem acompanha a nossa pesquisa pode estar se perguntando do porquê dessa decisão. Esse post vem para esclarecer essa dúvida e mostrar um pouco das vantagens que o LaTeX oferece.

Para quem não conhece, o LaTeX é uma linguagem de marcação (tipo HTML) para escrita de documentos inventada por Donald Knuth. Uma primeira vantagem é que não é vinculado a software de edição, ou seja, estamos livres para construir documentos LaTeX (.tex) em qualquer tecnologia de edição de texto (de bloco de notas até ferramentas mais sofisticadas como o Kile).

O LaTeX pode ser modularizado e possui pacotes (extenções para a linguagem) para os mais diversos recursos como: fórmulas, tabelas, imagens, legendas, bibliografias, código fonte etc. Outra grande vantagem, é quanto a organização de referências bibliográficas que são armazenadas em um arquivo separado (.bib) e podem ser compartilhadas por diversos documentos.

O LaTeX já vêm sendo usado como padrão para escrita de artigos científicos tanto na academia quanto na indústria. Ferramentas para busca e indexação de artigos e para organização de referências (IEEE Explorer, Mendeley, ACM Digital Library, Scopus) já possuem definições para identificar o padrão das classes bases do LaTeX (article, report, letter, book, proc e slides).

Além de todos os recursos oferecidos o artigo produzido em um formato padrão está apto a ser indexado por qualquer uma das ferramentas acima listadas. O LaTeX já possui compiladores para formatos como HTML, DVI, PDF e Postscript. Claro que para cada problema atacado, temos que realizar uma analise e escolher a ferramenta apropriada.

O LaTeX é muito eficiente para escrita de documentos técnicos nos mais diferentes formatos. Para documentos que necessitam de recursos visuais mais rebuscados (relatórios gerênciais para clientes e para vendas), talvez o LaTeX não seja a ferramenta mais adequada.

Originalmente postado no Blog da Conviso Application Security – Siga-nos no Twitter @conviso Google+
About author

Articles

Uma equipe de profissionais, altamente conectados com as notícias, técnicas e informações sobre a segurança de aplicações.
Related posts
Segurança de Aplicação

O mercado de segurança de aplicações no Brasil

Quando a Conviso foi fundada, em 2008, desenvolvimento seguro de software era então um tema…
Read more
Segurança de Aplicação

Por que APIs podem ser um alto risco para as empresas

Quando olhamos para o mundo de desenvolvimento e sua evolução nos últimos anos, podemos dizer que…
Read more
MobileSegurança de AplicaçãoSem categoria

3 serviços de AppSec que não podem ser negligenciados no fim de ano

2020 tem sido um ano atípico, mas mesmo em anos incomuns, algo é certeiro: na correria de fim de…
Read more

4 Comments

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: