Segurança de Aplicação

Por que usar LaTeX para escrita de artigos na Conviso?

Recentemente decidimos adotar o LaTeX como tecnologia para escrita de artigos na Conviso. Quem acompanha a nossa pesquisa pode estar se perguntando do porquê dessa decisão. Esse post vem para esclarecer essa dúvida e mostrar um pouco das vantagens que o LaTeX oferece.

Para quem não conhece, o LaTeX é uma linguagem de marcação (tipo HTML) para escrita de documentos inventada por Donald Knuth. Uma primeira vantagem é que não é vinculado a software de edição, ou seja, estamos livres para construir documentos LaTeX (.tex) em qualquer tecnologia de edição de texto (de bloco de notas até ferramentas mais sofisticadas como o Kile).

O LaTeX pode ser modularizado e possui pacotes (extenções para a linguagem) para os mais diversos recursos como: fórmulas, tabelas, imagens, legendas, bibliografias, código fonte etc. Outra grande vantagem, é quanto a organização de referências bibliográficas que são armazenadas em um arquivo separado (.bib) e podem ser compartilhadas por diversos documentos.

O LaTeX já vêm sendo usado como padrão para escrita de artigos científicos tanto na academia quanto na indústria. Ferramentas para busca e indexação de artigos e para organização de referências (IEEE Explorer, Mendeley, ACM Digital Library, Scopus) já possuem definições para identificar o padrão das classes bases do LaTeX (article, report, letter, book, proc e slides).

Além de todos os recursos oferecidos o artigo produzido em um formato padrão está apto a ser indexado por qualquer uma das ferramentas acima listadas. O LaTeX já possui compiladores para formatos como HTML, DVI, PDF e Postscript. Claro que para cada problema atacado, temos que realizar uma analise e escolher a ferramenta apropriada.

O LaTeX é muito eficiente para escrita de documentos técnicos nos mais diferentes formatos. Para documentos que necessitam de recursos visuais mais rebuscados (relatórios gerênciais para clientes e para vendas), talvez o LaTeX não seja a ferramenta mais adequada.

Originalmente postado no Blog da Conviso Application Security – Siga-nos no Twitter @conviso Google+
About author

Articles

Uma equipe de profissionais, altamente conectados com as notícias, técnicas e informações sobre a segurança de aplicações.
Related posts
Segurança de Aplicação

Uma visão geral do CVE-2021-41020

O assunto deste artigo é a vulnerabilidade CVE-2021-41020 – a qual encontrei no FortiIsolator…
Read more
Segurança de Aplicação

Ferramentas resolvem os problemas em AppSec?

Vamos falar sobre o uso de ferramentas para segurança de aplicações? O quanto isso é importante…
Read more
Segurança de Aplicação

O que são SAML e OAuth2 e qual a diferença entre eles

Dentro dos conceitos mais atuais para o desenvolvimento seguro, tratar do aspecto da autenticação…
Read more

4 Comments

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: