Ao longo dos últimos anos, empresas passaram a enfrentar contínuas pressões para maximizar a velocidade de entrega de seus sistemas, ter métodos de desenvolvimento seguros e flexíveis.
Em um cenário em que mais de 60% programas não apresentam os 10 pré-requisitos de segurança básicos, o DevOps tem ganhado destaque por ser uma metodologia que aumenta a capacidade de companhias criarem ferramentas sólidas e confiáveis. Tudo isso a partir da automação de rotinas e integração de times.
Saiba mais sobre ele e como processos de desenvolvimento integrados podem melhorar os sistemas criados pelo seu negócio!
Entendendo o conceito de DevOps
O DevOps (uma amálgama de “software DEVelopment” e “information technology OPErations) pode ser definido como um conjunto de práticas que são focadas na integração e colaboração entre times de desenvolvedores de software e outros profissionais de TI.
Fundamentada a partir dos princípios das metodologias ágeis, a implementação do DevOps é feita a partir de uma série de medidas, que automatizam processos de entrega de versões e permitem que eles sejam executados em uma frequência maior. Assim, a companhia consegue responder a mudanças nas demandas de usuários com agilidade e precisão.
O principal foco do DevOps é criar uma cultura de trabalho com alto nível de integração e colaboração entre profissionais de diferentes áreas. Eles podem estar envolvidos diretamente ou indiretamente com as rotinas de desenvolvimento mas, em todos os casos, a sua rotina será alterada de tal forma que seja possível ao empreendimento otimizar processos de desenvolvimento, teste e release de softwares.
Integrando times e mantendo serviços com alta segurança
Ao unificar rotinas de desenvolvimento, o DevOps aumenta a confiabilidade dos sistemas criados pelo time de TI. Os testes de penetração, assim como as rotinas de auditoria realizados no código-fonte encontrarão vulnerabilidades com maior precisão. Assim, profissionais distribuirão updates com patches confiáveis.
Ao mesmo tempo, novas práticas de desenvolvimento serão incorporadas ao dia a dia do setor de TI. Uma vez que times trabalharão de maneira integrada, as chances de erros ocorrerem é reduzida. Já o aumento de produtividade será alcançado sem que isso tenha como consequência problemas nas rotinas de desenvolvimento.
A empresa deve ter em mente que, além de entregar ferramentas com agilidade para os seus usuários, é necessário ter uma rotina de desenvolvimento segura. De sistemas web a aplicativos mobile, os desafios são grandes, mas fáceis de serem contornados, especialmente se o negócio possuir processos sólidos de desenvolvimento, como é o caso do DevOps.
Aplicando o DevOps nas rotinas do setor de TI
A implementação de processos de desenvolvimento baseados no DevOps envolve uma completa mudança na cultura interna do negócio e na maneira como os times são organizados. Diante disso, muitos gestores optam pela adoção gradual, priorizando projetos pequenos e efetuando correções a cada etapa. Assim, profissionais conseguem adaptar-se com maior facilidade aos novos processos.
As rotinas de entrega e teste de software devem ser automatizadas, diminuindo o tempo necessário para a empresa responder às demandas de usuários. Tais processos podem seguir padrões reconhecidos pelo mercado, o que ampliará a capacidade do sistema atender as principais exigências de segurança e estabilidade do setor.
Um sistema de feedbacks pode ser implementado. Com isso, o gestor de TI conseguirá instruir cada profissional a modificar a sua rotina de trabalho em busca de aplicações mais sólidas, seguras e confiáveis. Já a colaboração será incentivada com o uso do cloud computing, que permite a integração entre pessoas, independentemente do local em que elas se encontrem.
Gostou do nosso post e quer receber as nossas novidades em primeira mão? Então siga os nossos perfis no Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn para ficar por dentro das nossas dicas!
interessante o artigo, a entrega contínua é uma das principais premissas de devops, aliada a integração contínua.